quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Livro: As Vantagens de Ser Invisível


Título: As Vantagens de Ser Invisível
Original: The Perks of Being a Wallflower
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Páginas: 223
Sinopse: Manter-se à margem oferece uma única e passiva perspectiva. Mas de uma hora para outra sempre chega o momento de encarar a vida do centro dos holofotes. A luta entre apatia e entusiasmo marca o fim da adolescência de Charlie nesta história divertida e ao mesmo tempo inteligente.

"Então, eu acho que somos quem somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas."

“Então, esta é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim.”

Já havia algum tempo que eu queria ler esse livro, e agora que finalmente terminei de ler, simplesmente adorei. É uma leitura numa linguagem muito simples e boa de se ler. O livro conta a história de Charlie um adolescente solitário que com o amigo que tinha acabado de suicidar, sua tia morta (uma das pessoas que ele mais amava), sua irmã com problemas suficientes para querer saber dos dele e sentindo que não podia confiar em seus pais decide começar a escrever cartas sobre sua vida, seu dia-a-dia para uma pessoa anônima.
Ps: o livro contém 4 partes, e em vez de capítulos são cartas que Charlie escreve diariamente, como se fosse um diário.
 Charlie inicia no segundo ano do ensino médio sem nenhum amigo, totalmente solitário e sua única alternativa é viver um dia de cada vez, até que ele conhece Sam e Patrick, dois irmãos a quem Charlie passa a considerar melhores amigos, a partir daí a vida dele fica bem mais normal, divertida, legal, e as cartas começam a ficar mais interessantes. Num dia  Sam e Patrick convidam Charlie para ir a uma festa, e ele vai, chegando lá tem receio de ficar deslocado, de ninguém gostar dele, isso e aquilo mas acontece totalmente ao contrário pois as pessoas muito legais e gente boa começam a conversar com Charlie e ele faz novos amigos. E é em uma dessas festas que Charlie percebe que está começando a gostar de Sam, mas ela já gosta de outro cara, e ele decide conhecer melhor Mary Elizabeth uma garota de sua sala, mas não dá muito certo e Charlie fica mais convencido de que ama Sam, mas o amor dele por ela é passageiro. Quando chega o fim do ano letivo ele precisa se despedir de seus amigos pois eles são todos do terceiro e logo logo se tornarão vestibulandos, o que é bem triste pois Charlie logo logo irá ficar solitário outra vez e com muita, muita saudade de seus amigos e claro, principalmente de Sam e Patrick. O tempo vai passando, e cada dia cada amigo seu vai partindo, e Charlie vai ficando mais solitário ainda. Quando todos seus amigos já partiram Charlie começa a entrar na depressão de novo, vai parar até no hospital, e enquanto ele está no hospital seu dois melhores amigos visitam ele e ele vai ficando melhor, depois que sai do hospital volta a fazer terapia e a medida que o tempo vai passando, ele vai melhorando, vai acostumando, até aceitar o fato de quem tem que seguir em frente, e é isso que ele faz. 
Na minha opinião o livro foi muito bom, achei Charlie uma pessoa muito otimista que sempre deseja o bem ao próximo,  realmente foi triste os amigos dele terem que partir, mas um dia será Charlie que terá que partir se quiser levar uma vida melhor, e acho que o livro deixa como mensagem para o leitor que mesmo você tendo uma coisa, tendo um amigo do qual gosta muito, do qual ama muito que você é muito apegado e tal, você na maioria das vezes terá que largar dele em algum momento e seguir em frente e ter na memória as melhores lembranças possíveis do momento que você viveu com essa pessoa. Pois a vida é feita de pessoas partindo e pessoas novas chegando.
Enfim, espero que tenham gostado da minha primeira resenha, comentem o que achou, qualquer crítica e opinião é muito bem vinda, e se não tiverem gostado prometo que a cada resenha nova, a cada postagem nova aqui no blog farei de tudo para melhorar um pouco mais a cada dia.
Bom, é isso, tchau tchau e até a proxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário