sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Livro: Querido John

Título: Querido John

Original: Dear John

Autor: Nicholas Sparks

Editora: Novo Conceito

Páginas: 276

Sinopse: Quando John Tyree conhece Savannah Lynn Curtis, descobre estar pronto para recomeçar sua vida. Com um futuro sem grandes perspectivas, ele, um jovem rebelde, decide alistar-se no exército após concluir o ensino médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos, Savannah. A atração mútua cresce rapidamente e logo se transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer, os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e seu amor por Savannah. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.

“A vida não é justa. Mas também aprendi que é possível seguir em frente, não importa quanto pareça impossível. Com o tempo, a dor… diminui. Pode ser que não desapareça completamente, mas depois de um tempo não é massacrante.”

“Finalmente compreendi o que o verdadeiro amor realmente significa (…) O amor significa pensar mais na felicidade da outra pessoa do que na própria, não importa quão dolorosa seja sua escolha.”

John foi abandonado pela mãe quando criança, sendo criado somente por seu pai, uma pessoa extremamente calada, que só falava quando necessário com o filho passando a maior parte do tempo analisando sua coleção de moedas. Sendo assim John se tornou um adolescente rebelde, seu pai não impunha limites em nada, independente do que ele fazia.
Após concluir o Ensino médio ele decide se alistar no exército e certo dia, quando ele está de licença na cidade que nasceu de bobeira na praia. Vê ao longe duas garotas e dois garotos, conversando, até que a bolsa de uma garota cai no mar e ela fica desesperada, e como nenhum dos dois garotos que ela está conversando se preocupa, John sem saber exatamente o porque, pula na água e vai ao encontro da bolsa, assim ele faz e e entrega a bolsa para a garota que logo depois descobre que se chama Savannah, ela fica muito agradecida e daí para frente começa uma bela amizade. Mas logo, John se vê apaixonado por Savannah e esta, também se apaixona por ele. Eles vivem dias incríveis juntos, dias que os deixam muito felizes e que para sempre ficará guardado na memória. Até que a licença de John acaba e ele tem que voltar para o exército e Savannah promete que irá esperá-lo.
A partida dele foi muito difícil para os dois mas eles prometeram um ao outro que iriam escrever cartas, mandar e-mails sempre que pudessem, e assim fizeram.
O tempo passou e John entrou de licença novamente. Nessa licença ele conheceu a cidade natal e os pais de Savannah. No decorrer do livro eles se tornam mais próximos, John descobre com a ajuda de Savannah o motivo pelo qual seu pai sempre foi tão calado, logo depois John volta pro exército, e quando falta pouco para ele finalmente concluir todo seu trabalho no exército e poder dedicar-se inteiramente a Savannah e seu pai, vem os atentados de 11 de setembro, e todo o exército começa a alistar-se novamente inclusive John, pois sente que é uma obrigação deles servir ao próprio país (PS: John servia à Alemanha) em um momento desses, no começo John hesita entre escolher continuar no exército batalhando como um patriota, ou largar tudo e voltar para sua amada e levar uma vida feliz, mas logo ele decide que o melhor a fazer é realmente continuar batalhando no exército como um patriota.
Logo depois de se realistar novamente, John recebe uma carta que muda sua vida para sempre, acontece digamos... uma reviravolta inesperada na história, e o desfecho alguns com certeza não gostaram outros irão simplesmente adorar.
O Livro na minha opinião é bastante intenso da primeira até a ultima página, Nicholas escreve uma escrita super fácil de entender, é um ótimo livro para quem está começando a ler, para quem gosta de romances, e até aqueles que acham que os livros do Nicholas tem uma quantia meio exagerada de utopia irá gostar desse. É um livro que te te faz sentir várias emoções diferentes, te faz refletir sobre o significado do amor, e claro não deixa de ter frases marcantes. Recomendo esse livro para todos, independente de sua idade. É um livro, incrivelmente bom no qual eu gostei muito e que na minha opinião vale a pena ler.
Bom é isso, espero que tenham gostado, 
Tchau tchau e até a próxima!

2 comentários:

  1. Todo mundo fala muito bem desse livro mas não parece ser meu tipo de livro...

    Poréns e Etc's (clique)

    ResponderExcluir
  2. Eu também pensei a mesma coisa, pensei que ia ser um livro chatinho e meloso típico daqueles romancezinhos chatinhos, mas me surpreendi.

    ResponderExcluir